segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

PROJETO POLIÍTICO PEDAGÓGICO

APRESENTAÇÃO
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO da Escola foi elaborado com o objetivo de sistematizar a linha de ação seguida por esta Unidade de Ensino e de delinear sua identidade, representando um instrumento de autonomia e de coordenação do trabalho escolar.
Esse é o produto de um processo de participação de todos os setores da comunidade escolar e é uma proposta concreta de ação a partir do diagnóstico da realidade onde a escola está inserida, que inclui tanto aspectos pedagógicos como administrativos e financeiros. Trata-se de uma proposta flexível, concebida como algo dinâmico, em construção permanente, onde a escola e a comunidade são responsáveis pelos resultados almejados.

 FILOSOFIA DE AÇÃO DA ESCOLA

O ambiente escolar é marcante na vida dos educandos, motivador da aprendizagem e espaço de integração. Acreditamos que este ambiente deve ser constituído por pessoas que têm um interesse comum: o de trabalhar em prol da educação e da valorização do ser humano. Neste sentido, é imprescindível que a escola sustente a meta de manter o relacionamento amigável sempre presente entre os funcionários, o que garante a troca de experiências e sugestões, a partilha do saber, a aceitação de opiniões, enfim, um trabalho de equipe que é notório nesta instituição.
Sabemos que educamos mais pelo exemplo que por palavras, dessa forma, estamos engajados em discutir e resolver os problemas do cotidiano, demonstrando aos nossos alunos que a persistência e a vontade de realizar são fundamentais nos tempos de hoje. O resultado é a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem, pois os problemas são identificados ao longo do ano letivo e, através da ação conjunta de professores, coordenadores, supervisores e diretor e do apoio da família, que tem presença constantemente solicitada, procura-se resolvê-los com urgência e entendimento.
É característico desta escola que o trabalho do supervisor seja de acompanhar diretamente o processo pedagógico, dando sustentação ao trabalho do professor, através de sugestões e do apoio quando necessário.
Todos nós trabalhamos para que os resultados sejam positivos para a escola e a comunidade e que os pais estejam satisfeitos com o desempenho da equipe escolar, incluindo o desenvolvimento e a aprendizagem de seus filhos.
O baixo índice de evasão e a alta procura por vagas durante o ano letivo e principalmente no período de matrícula, são indicadores de que estamos obtendo êxito e alcançando, dia-a-dia, os resultados que almejamos.
O baixo índice de reprovação, é reflexo do trabalho sério e constante de recuperação paralela feito pelos professores, do acompanhamento dos pais dos alunos, principalmente nas séries iniciais e do controle de informações feitos pela supervisão e pela coordenação, sobre o rendimento dos alunos.
Neste contexto, a figura do diretor como agente organizador e norteador das ações se torna fundamental, pois faz gerir cada segmento e torna coeso e eficaz o trabalho deste grupo. Pode-se afirmar que esta escola segue a linha de ação do trabalho e da integração.
Sabemos que a prática do professor sempre pressupõe uma concepção de ensino e aprendizagem que determina a compreensão dos papéis de professor e aluno, da metodologia, da função social da escola e dos conteúdos a serem trabalhados, constituindo, assim, sua tendência pedagógica. Observa-se, nesta instituição, que os professores não seguem uma única tendência pedagógica, porém, mesclam aspectos da pedagogia tradicional e da pedagogia crítico-social dos conteúdos, buscando recuperar aspectos positivos do passado em contribuição a uma proposta atualizada, em que o aluno seja o centro do processo de ensino e aprendizagem.
Gradualmente, professores que trabalham com metodologias enraizadas na concepção tradicional de ensino estão buscando novas alternativas para aperfeiçoar sua prática educativa, principalmente através do planejamento integrado, onde buscam propor aos alunos a reflexão sobre questões que estão inseridas no contexto social em que vivemos, para que ele possa analisar criticamente sua realidade e interpretá-la. Consideramos fundamental a participação ativa por parte do aluno uma vez que a função primordial da escola é ensinar e incutir valores que influenciem de forma positiva suas ações dentro e fora do ambiente escolar.

Objetivamos realizar uma ação conjunta também com a comunidade, em especial com os pais dos alunos, tornando assim, o trabalho da escola mais coeso e eficaz. O resultado que esperamos é a possibilidade de os alunos terem uma experiência escolar coerente e bem-sucedida
     

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